Os cuidados com a aparência se tornaram uma realidade no dia a dia de muitos homens nos últimos anos. Com isso, a barboterapia vem ganhando espaço nas barbearias.
O foco é oferecer, além da prestação de serviços, uma experiência única e personalizada. Por isso, se for realizada com muito cuidado e qualidade, a tendência é que se torne frequente para garantir resultados ainda melhores.
Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo para conferir todos os detalhes sobre a barboterapia.
O que é a barboterapia?
A barboterapia é um tratamento completo focado na barba para que ela cresça muito mais forte e saudável. É um conceito de cuidado total e profundo que tem como objetivo promover o relaxamento e a saúde, envolvendo desde cuidados específicos até o corte dos fios.
O diferencial desse é que o processo como um todo se torna uma experiência com diversas etapas. Antigamente, os cuidados com a barba eram mais “simples” e rápidos, mas com a barboterapia é possível ir além apenas do ato de barbear.
Trata-se de criar o “momento spa”, com massagens e procedimentos complementares que cuidam e hidratam a pele.
A barboterapia envolve algumas etapas e períodos de espera entre uma ação ou outra, por isso, pode levar em torno de 40 minutos. Além disso, para quem gosta da experiência, é interessante realizar o procedimento a cada 15 dias ou de acordo com a recomendação do barbeiro.
Como funciona a barboterapia?
A barboterapia pode ser utilizada por homens que têm diferentes objetivos, por exemplo: para fazer a manutenção da barba sem alterar o comprimento, para desenhá-la ou apenas para aparar.
Isso significa que o processo é individualizado de acordo com as necessidades de cada um e o primeiro passo para o profissional é entender o que o cliente precisa.
É após essa primeira análise que são escolhidos os produtos mais adequados para a barboterapia e, então, o procedimento se inicia. No geral, os cuidados podem incluir algumas fases:
- hidratação: é a preparação da pele, que começa com a massagem com óleos específicos para a barba, garantindo uma hidratação profunda e preparando os fios para as etapas seguintes. Também podem ser utilizados cremes específicos em alguns casos;
- uso do calor: o barbeira aplica uma toalha quente sobre a barba para intensificar a hidratação, além de realizar uma limpeza mais profunda e desobstruir os poros;
- corte: após as duas etapas iniciais, o barbeiro realiza o corte, apara ou desenha a barba de acordo com a necessidade e preferência do cliente;
- após o corte: para finalizar, pode ser utilizado um produto de esfoliação que não resseque a pele para retirar resíduos, além de evitar os pelos encravados. Além disso, um gel calmante é indicado para relaxar e acalmar a pele.
Lembrando que esse é apenas um esboço do processo, mas que pode incluir ou retirar etapas de acordo com o que cada cliente precisa.
Quais são os benefícios do procedimento?
A barboterapia gera uma experiência completa na manutenção dos fios da barba e da pele, por isso, oferece diversos benefícios.
O uso de óleos para a barba, por exemplo, hidrata todos os fios e a cútis. Já as massagens são ótimas para relaxar o rosto e garantir melhor absorção da hidratação para os poros e folículos.
Já no caso de remoção dos pelos, o creme emoliente é capaz de ajudar a derme a não perder o fluido umidificante natural, criando uma barreira de proteção antes do uso da lâmina.
O esfoliante utilizado após o corte, por sua vez, age com o objetivo de evitar pelos encravados e o gel calmante visa acalmar possíveis irritações na pele.
São muitos recursos e produtos e, cada um com os seus objetivos, juntos proporcionam uma experiência muito positiva para o cuidado e manutenção da barba. Ou seja: vai muito além de apenas “fazer a barba”.
Vivencie essa experiência com barbeiros de confiança
Caso você tenha se interessado pela barboterapia, procure realizar o procedimento com um barbeiro de confiança que leve as suas necessidades em consideração para realizar o melhor processo possível.
A individualização é muito importante para a escolha das etapas e dos produtos utilizados. Por isso, a nossa dica final é conhecer a Barbearia Seu Elias para vivenciar a barboterapia em um ambiente que se preocupa, em primeiro lugar, com a saúde e satisfação de cada cliente.