Combinar barba e cabelo pode não ser uma questão muito importante para alguns homens. Para outros, já é assunto de vida ou morte do visual. A verdade é que em maior ou menor grau, é claro que todo homem se preocupa com a aparência, estilo e imagem que quer passar.
Bem, o manual do homem moderno não é muito claro sobre as normas de combinação de barba e cabelo, mas eu acho que a gente pode estabelecer aqui uma regra mais que clara: vai do gosto, estilo, ocasião e vontade do freguês. Apesar disso, para não deixar ninguém no escuro, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:
Para começar:
1. Conheça o seu tipo de rosto
Soa confuso, mas é mais simples do que parece. O formato do seu rosto pode ajudar a definir o estilo de barba e cabelo que vão valorizar o seu visual. Por exemplo: se o seu rosto tiver o formato redondo, talvez não seja tão interessante manter barba e cabelos volumosos.
2. Valorizar mais a barba ou o cabelo?
A resposta é um grande depende. Se você tiver falhas na barba, por exemplo, mas não quer abrir mão de mantê-la, porque não dar destaque ao corte de cabelo que mais combina com você? Agora, se sua barba é bem definida e você quer destacá-la, pode priorizá-la um corte de cabelo mais básico e discreto.
3. Você pode mudar de ideia
Pode escolher um corte militar com barba cheia e daqui dois meses eliminar a barba e apostar somente num corte undercut. Certamente você já ouviu falar que o ‘bom do cabelo é que ele cresce’. O mesmo acontece com a barba, não é mesmo?
Continuando: um mundo de possibilidades!
Muita barba, muito cabelo também
Aqui, a única regra é não parecer um ser humano desgrenhado. O estilo rústico/viking pode ser muito bacana, desde que bem cuidado! Deixar cabelo e barba crescerem desordenadamente e sem os produtos adequados é uma péssima ideia. Por isso, se quer manter esse estilo, invista na manutenção da barba e no cuidado com os fios.
Barba + corte estiloso
As combinações são várias! Você pode ser um barbudo de plantão e escolher um razor part, undercut, sidecut, ou até um clássico! Haja personalidade e estilo! Apenas tome cuidado para que a manutenção dos cortes esteja em dia, para não perder a característica deles.
Barba sim, cabelo não
Careca com barba? Seja por opção ou genética, os carecas com barba estão com tudo! É até interessante investir nos pelos do rosto quando falta cabelos! A barba aqui pode ser farta e comprida ou farta e mais curta. O legal é ajustar de acordo com o que mais combina com você!
Barba média, cabelo médio
Quem quer manter um cabelo médio, ou seja: nem militar, nem roqueiro, combina bem com a barba média, nem por fazer, nem comprida demais, na medida. Um visual de galã, digamos assim!
Pouca barba: e agora?
Não esquenta. Não é porque sua barba é falha ou rala que não há o que combinar! Você pode optar pelos cortes de cabelo social, militar, ou até mesmo deixar o cabelo crescer. Lembre-se: a melhor regra é testar o que mais tem a ver com você.
Dica bônus:
E se a barba e o cabelo tiverem tons diferentes?
Isso pode acontecer com ruivos, grisalhos ou simplesmente com homens que tem cores de barba mais claras ou escuras que a do cabelo. O que fazer, então?
Bem, não faça nada! Não há problema nenhum nessa diferença e pode ser até interessante para o visual. Apenas aceite sua característica como só sua!