7 mitos e verdades sobre a calvície

7 mitos e verdades sobre a calvície

Perder os cabelos pode ser o pesadelo de muito homem por aí! Certamente, se há algum careca na sua família você se pergunta quando a sua hora vai chegar,  ou até mesmo pode ter  herdado de algum parente aquela receita familiar para atrasar o processo. Com tanto ‘disse que disse’ sobre o assunto, separamos alguns mitos e verdades que podem até te desiludir, mas vão te ajudar a procurar a solução certa.

 

  1. A calvície é genética

Verdade. Conhecida também como alopecia androgenética, a calvície é uma condição genética que pode atingir tanto homens quanto mulheres, apesar de ser mais frequente em homens, e começa a se desenvolver na adolescência, apesar de se manifestar mesmo após os 40 anos.

 

  1. Não existe tratamento para a calvície

Mito.  Apesar de não existir ainda um método para fazer os cabelos voltarem a nascer, é possível tratar o problema no início.  Um dermatologista vai indicar os melhores procedimentos. O tratamento pode variar, consistindo em medicamento, aplicações no couro cabeludo e até laser. Por isso, jamais se automedique com uma ‘receitinha caseira do avô’ para interromper a calvície ou evitar que os cabelos fiquem ralos.  A melhor coisa que você pode fazer é procurar um especialista.

 

  1. Nada do que eu fizer pode retardar a calvície, já que ela é genética

Mito. A sua alimentação está ligada à qualidade dos seus cabelos. Estranho? Nem tanto! Basta lembrar que tudo o que você come reflete no seu organismo e, claro, nos cabelos. Por isso, um estilo de alimentação saudável e equilibrada, com vitaminas e proteínas necessárias é fundamental para a manutenção dos fios.

 

  1. Raspar a cabeça ajuda a evitar a calvície

Mito. Uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra. Aliás, tem sim: o hábito de raspar a cabeça pode irritar o couro cabeludo e danificar a raiz, o que pode fazer os fios nascerem mais finos e assim acelerar o processo de perda de cabelo. Você faz isso? Pare já!

 

  1. Boné faz o cabelo cair

Mito. Acessórios na cabeça podem não fazer o cabelo cair. Mas causam abafamento do couro cabeludo, fricção nos fios, dermatite, entre outros problemas chatos que você quer manter longe da sua cabeça. O ideal é não fazer uso constante de bonés e chapéus. É aquela coisa: não atrapalha, mas também não ajuda.

 

  1. Dormir com o cabelo molhado pode causar queda de cabelo

Verdade. Mas não causa a calvície. O que ocorre é que a raiz enfraquece por causa da umidade e possível proliferação de fungos, já que, assim como no caso do boné, o couro cabeludo fica abafado.

 

  1. Estresse pode me deixar careca

Verdade. Alterações hormonais em tempos de estresse podem fazer seu cabelo cair. E esse é um excelente argumento para você manter um estilo de vida mais tranquilo, saudável e longe de estresse desnecessário.

 

Se você está sofrendo com o início da calvície, talvez seja hora de procurar um dermatologista.
Se você já é careca e não dá a mínima pra isso, parabéns! Não há motivos de estresse ou de baixa autoestima por causa disso. Você pode muito bem concentrar seu visual em uma barba de respeito.