Barba, cabelo e estresse: conheça os problemas que você pode ter se não desacelerar!

Barba, cabelo e estresse: conheça os problemas que você pode ter se não desacelerar!

Você já imaginou que sua barba e cabelo podem ser afetados pela sua condição emocional? O excesso de trabalho, a falta de cuidados com a saúde, inexistência de boas noites de sono e uma alimentação nada saudável podem te trazer danos terríveis. Reunimos nesse post alguns problemas que o estresse pode te causar (e bons motivos para você se livrar dele):

 

  1. Pele: seca ou oleosa demais

O estresse pode deixar sua pele sofrendo entre os extremos de ressecamento e oleosidade excessiva. Ela fica seca por falta de hidratação adequada e também por ingestão de outros líquidos em excesso, como refrigerantes, bebidas alcoólicas e até café. Já a oleosidade fica na conta do cortisol, o hormônio do estresse, que traz as indesejadas espinhas. Um conselho sempre bem-vindo: beba água sempre. Outro conselho extremamente importante: visite um dermatologista se a sua pele estiver te causando esses problemas ou até outros mais graves, como a psoríase, por exemplo. Quer um terceiro conselho? Temos: desacelere! A sua pele vai influenciar diretamente a qualidade dos cabelos e também da sua barba!

 

 

  1.  Cabelo e barba: alopecia areata

Esse tipo de queda dos fios pode atingir cabelos e barba. A alopecia areata é uma doença inflamatória que é caracterizada pela queda ‘circular’ dos pelos. O couro cabeludo e a barba podem formar ‘círculos de falhas’, perdendo diversos fios. Algumas pessoas chegam a perder todo o cabelo por conta deste problema. Felizmente, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os cabelos voltam a crescer normalmente, já que não há destruição dos folículos pilosos, apenas uma inflamação temporária. As opções para tratamento da doença são discutidas com um dermatologista, que vai indicar o melhor procedimento para cada caso. Já a prevenção consiste em trabalhar melhor a ansiedade e reduzir o estresse. Esperamos que a prevenção dessa doença incômoda seja um bom motivo para você pensar agora em rever seu estilo de vida e relaxar um pouco!

 

  1. Cabelo: eflúvio telógeno

Esse é o nome que se dá a um fenômeno comum: a queda diária e natural dos cabelos. Entretanto, alguns fatores podem desencadear o aumento dessa queda, assustando quem sofre com o problema. A pessoa pode notar um aumento de fios caindo ao tomar banho, ou a perda expressiva de cabelos e até mesmo coceira no couro cabeludo. Por isso, desconfie se a sua queda de cabelo estiver um pouco fora do padrão. Novamente, quem trata esse tipo de problema é um dermatologista. É ele quem vai indicar o tratamento correto e ainda aproveitar para te dizer que o estresse é um grande facilitador do aumento da queda de cabelo.

 

Você já viu que não há nenhuma vantagem no estresse, principalmente se ele atingir você em tantas áreas diferentes, certo? Pele seca, acne, falhas excessivas na barba, queda de cabelo: temos certeza que esses são problemas que você não quer ter, então é melhor tratar na raiz da questão! Evitar o estresse e ter um estilo de vida mais equilibrado é muito mais do que uma medida estética, é essencial para a saúde!

 

Se você se identificou com algum dos problemas acima, marque já uma consulta com especialista e jamais se automedique. Se você ainda não teve nada disso mas sabe que está estressado, é hora de ver o que pode ser mudado na sua rotina!