Sol, mar, piscina e os cuidados com a sua barba

Sol, mar, piscina e os cuidados com a sua barba

Apesar das altas temperaturas na maior parte do Brasil, o verão ainda não chegou. Ainda assim, tem muita gente aproveitando finais de semanas e feriados prolongados para curtir praia e piscina e deixar um pouco o estresse de lado. Mas será que alguém está se preocupando com a barba nesses momentos? Não se deixe enganar: cloro, sol e sal podem prejudicar a sua barba e depois que o verão acabar vai sobrar só o arrependimento de não ter se cuidado antes. Por isso, aqui vão algumas dicas para curtir o verão sem prejudicar o visual e, claro, a saúde dos fios.

1. Protetor solar é amigo
Esperamos que você não dê uma de ‘macho alfa que não precisa de protetor solar’. Protetor solar é obrigatório para quem quer se cuidar, mesmo se não tiver qualquer vaidade. Se a sua barba for cheia, passe nela um pouco de protetor solar para cabelos. Se for cerrada, ou um pouco falha, o filtro solar para a pele já faz bem seu trabalho.

2. Ducha depois da piscina  ou  mar
Você pode ter uma surpresa muito desagradável com uma barba desbotada após longos períodos na piscina com água clorada. Isso porque a composição do cloro e outros produtos contidos na água da piscina prejudicam os fios, ressecam a pele e podem até deixar cabelos e barbas com um tom esverdeado. Já a água do mar é responsável pelo ressecamento da pele e fios. Para evitar o problema, é bom tomar uma ducha após sair da água, retirando o cloro ou sal, em seguida hidratar bem a barba.

3. Por falar em hidratação….
Em casos de exposição extrema, o ideal é manter a barba hidratada com óleos vegetais. Esses produtos vão criar uma película de proteção, sem sair facilmente na água, mantendo os fios hidratados, evitando ressecamento, quebra ou perda brilho dos fios.

Você reparou que são 3 passos muito fáceis de seguir? De qualquer forma, a gente resume: protetor solar, ducha, hidratação. Não precisa levar todos os cosméticos da casa para a praia ou piscina, só o necessário para evitar jogar fora trabalho de um ano inteiro deixando a barba crescer. Seu estilo, saúde e até o seu bolso agradecem.

Dica bônus: procure um barbeiro assim que sua temporada em alto mar ou à beira da piscina terminar. Ele é essencial para a manutenção de uma barba de respeito!