Guia rápido: 5 produtos para a barba que você precisa incluir na rotina

Guia rápido: 5 produtos para a barba que você precisa incluir na rotina

Você pensou que era só deixar a barba crescer e sair por aí exibindo um visual viking? Que pena. Trago verdades: deixar a barba crescer livremente (com a manutenção necessária, óbvio) é só o primeiro passo. Usar produtos específicos para a sua barba faz toda a diferença na saúde e beleza dos fios. Para não te complicar na hora de escolher esses produtos, e te ajudar a não ficar perdido diante de tantas opções no mercado,  aqui vão algumas dicas rápidas, práticas e prontas para serem usadas.

1. Espuma de barbear

Essa é conhecida, mas não custa nada lembrar: a espuma de barbear é usada para diminuir o atrito entre a lâmina e o rosto. Ela ajuda a amolecer os fios e faz com que a lâmina deslize melhor sobre a pele sem causar lesões. Muitos homens têm preguiça de usá-la, preferindo fazer a barba debaixo do chuveiro mesmo (o que é uma opção, desde que você tenha os produtos adequados). Para escolher a melhor espuma, fique de olho na composição: as que têm algum tipo de óleo ou propriedades hidratantes são as melhores para peles sensíveis.

2. Pós- barba

Se você tem preguiça de usar o pós-barba, está na hora de deixá-la de lado. Se mesmo com uma boa espuma de barbear, você feriu a pele, é o pós-barba que vai ajudar na cicatrização. Se sobrou algum resíduo no rosto, é ele que vai removê-lo. Se sua pele ficou ressecada, ele vai ajudar a reverter esse quadro. Se o seu rosto começa a coçar depois de fazer a barba, é esse produto que vai resolver o problema.  Está convencido agora? Ótimo!  Você pode escolher um pós-barba sem álcool ou com álcool, dependendo da sua sensibilidade e até oleosidade da pele.

3.Shampoo para a barba

Esse produto, muitas vezes ignorado pelos barbudos, é mais importante do que você imagina. Se a sua barba não tem a mesma textura, volume e hidratação do seus cabelos, porque você usaria o shampoo de cabelo na barba?! O shampoo para barba remove resíduos sem ressecar a pele, deixa os fios mais limpos sem retirar a oleosidade natural, reduz a chance de alergia e irritações, além de potencializar o resultados de outros produtos, como óleo e balm para barba.
Então trate de investir em um bom shampoo específico para a barba!

Aqui vale uma dica bônus: se você usa algum sabonete específico para a sua pele do rosto (específico, ok?), não precisa interromper o uso! É só não concentrar o produto na barba, e lavá-la com o shampoo em seguida, ou mesmo aplicar óleo e/ou balm.

4. Óleo para barba

Aqui começa a confusão que muitos fazem: “mas eu vou passar óleo no rosto? Não vai deixar a pele muito oleosa?”.

Bem, para começar a explicar, é importante falar que o óleo é excelente para barbas longas e cheias. Ele dá brilho, promove hidratação e retira o aspecto desalinhado dos fios. Não é interessante aplicá-lo em barbas curtas ou na pele do rosto. O óleo para a barba pode mesmo deixar o rosto mais oleoso, mas depende da quantidade. O ideal aqui é espalhar algumas gotas na mão e em seguida passar a mão no comprimento da barba. Você vai notar que com o passar das semanas usando o óleo, sua barba vai ter outra cara!

5. Balm para barba

Aqui a confusão continua! Muita gente não sabe o que é e para que serve o balm e por isso perde a oportunidade de ter uma barba com excelente acabamento, hidratada, e fácil de modelar. É isso que o balm para barba faz, além de não deixar o rosto oleoso e os fios sem brilho extra, já que tem o acabamento opaco. O balm tem a textura de uma manteiga ou creme mais espesso, mas não é difícil de aplicar: pegue uma pequena quantidade com os dedos, espalhe nas mãos e em seguida passe em toda a barba, mesmo se ela for curta. O balm é indicado para todos os tipos de barba!

 

 
*  Balm e óleo juntos, pode?

Bem, porque não? Você pode tirar proveito dos dois produtos ao mesmo tempo, fazendo assim: balm próximo à raiz da barba e o óleo no comprimento. Fazer isso uma vez ao dia, principalmente antes de dormir, pode trazer resultados surpreendentes!
Você tem alguma rotina especial com cuidados para a sua barba? Conta para a gente!