Caspa no cabelo e na barba: saiba como tratar e prevenir

Caspa no cabelo e na barba: saiba como tratar e prevenir

 A caspa não é exclusividade dos cabelos longos. Cabelos curtos e até a barba podem sofrer com os flocos brancos e acinzentados que deixam muita gente constrangida.  Para tratar o problema e evitar que ele te incomode com frequência, você precisa entender algumas coisas:

 

  1. O que é a caspa?

Normalmente, o couro cabeludo se renova pela descamação natural, para que haja novas células no local. Porém, a descamação excessiva do couro cabeludo gera a caspa.

 

  1. Porque ela acontece?

Vários são os fatores que desencadeiam a caspa. Ela pode ocorrer por causa do estresse, banhos muito quentes, mudanças repentinas de temperatura, alimentação gordurosa, cigarro e até álcool em excesso.

 

  1. Caspa tem cura?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a caspa é uma condição crônica. Pode ser amenizada ou agravada de acordo com o ambiente e estilo de vida da pessoa, mas não há cura definitiva. O que se pode fazer é cultivar bons hábitos e evitar que o problema apareça.

 

  1. E o que fazer para que ela não apareça?

Se no momento a caspa está muito evoluída e te incomodando muito, procure um dermatologista, que é quem vai te ajudar a tratar o problema e ainda verificar o que pode ser feito para que a caspa não apareça tão cedo. Algumas dicas podem te ajudar, como:

 

  • evite água quente no couro cabeludo
  • não use com frequência shampoos anti resíduos, pois eles retiram toda a proteção do couro cabeludo
  • enxágue muito bem os cabelos, para não deixar nenhum produto acumulado
  • elimine hábitos que abafam o couro cabeludo, como usar boné com frequência e dormir com os cabelos molhados

 

  1. E a caspa na barba?

Assim como ocorre no couro cabeludo, a caspa pode aparecer na barba por causa de uma condição genética. Outros fatores externos também podem agravar o problema, como pele seca e estresse, por exemplo. Entretanto, aqui vão algumas dicas para te salvar

 

  • jamais use produtos para cabelo na sua barba, somente produtos específicos.
  • evite qualquer resíduo na barba, seja de alimentos (lavar a região depois de comer é uma boa prática)  ou de produtos.
  • se você tem mania de passar as mãos na barba o tempo todo, é hora de parar com isso, já que o excesso de oleosidade não vai fazer bem para o local.
  • esfoliar o rosto uma vez por semana ajuda na renovação da pele, que tal incluir esse cuidado na sua rotina?

 

Esperamos que essas dicas possam te ajudar a lidar com a caspa no cabelo ou na barba. E reforçamos que a ida ao dermatologista é essencial!