É bem verdade que o assunto queda de cabelo assusta muito mais aos homens do que às mulheres. Não é à toa que muitos procuram por implantes capilares para tentar disfarçar as falhas. Mas nem sempre a queda está relacionada a calvície. Existem muitos motivos que podem fazer seus cabelos caírem, além de uma questão genética. Em alguns casos, pode indicar até mesmo uma questão de saúde. Por isso, vale ficar atento!
É normal perdermos entre 100 e 500 fios de cabelo por dia. E também é normal que tenhamos a chamada calvície temporária que pode ser causada por stress, mudanças hormonais, má alimentação. Essas situações podem gerar uma queda capilar reversível. Caso você perceba uma queda capilar associada a um cansaço extremo, problemas de concentração e sono, pode ter alguma coisa a ver com a tireoide. Se for o seu caso, procure um médico.
Alguns medicamentos também podem causar perda de cabelo temporário. Principalmente os que tratam problemas cardíacos, pressão alta e depressão. Normalmente, após o fim da medicação, os fios voltam a crescer.
Outra questão que pode influenciar são os hábitos que temos ao cuidar dos cabelos. Tratamentos químicos podem ralear os fios e levá-los a queda. Fora isso, é natural que em algumas fases da vida nosso cabelo não esteja tão forte. Reveja seus hábitos, use produtos adequados e caso perceba algo diferente em seu corpo, além de uma queda “natural”, procure um especialista.