Por muito tempo, o mercado de beleza focou apenas nas mulheres como público-alvo. Hoje, no entanto, esse cenário já mudou bastante e os homens são o foco de vários negócios de beleza, bem-estar e cuidados com os cabelos e a pele.
Se você pensa em ter o próprio negócio e criar uma marca do zero ou abrir uma franquia, que tal considerar esse segmento que está em expansão? Neste artigo, vamos explorar mais o assunto e apresentar uma grande possibilidade de se tornar um franqueado. Confira!
Qual é o panorama atual do segmento de beleza masculino?
Sabia que, segundo dados do Euromonitor, entre 2012 e 2017, só no Brasil, o setor de beleza masculina teve crescimento de 70%?
Já segundo o relatório da Research & Markets, a expectativa é que, em nível mundial, esse mercado fature mais de U$75 bi em 2023. A tendência, portanto, é de grande crescimento e oportunidades.
O Brasil se destaca nesse cenário porque sempre houve grande preocupação com a aparência no nosso país. Somos detentores do quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Fica claro que não restam dúvidas de que se trata de um investimento promissor.
As mudanças no conceito de masculinidade
Há várias discussões sobre o assunto hoje em dia, principalmente em relação ao fato de que existem diversas maneiras da masculinidade ser exercida. Aquela ideia de que “para ser homem” não se pode ter interesse em cuidar da pele e dos cabelos é coisa do passado.
O autocuidado deixou de ser algo exclusivo para as mulheres nos últimos anos e, cada vez mais, as marcas e pessoas estão normalizando o uso contínuo e recorrente de produtos de beleza para homens.
Leia também: Grooming masculino – como incluir na sua rotina?
É claro que ainda existem algumas resistências em gerações mais antigas, mas o importante é ter em mente que as mudanças já estão acontecendo e devem ampliar cada vez mais os negócios do setor com foco nos homens.
Por que apostar em uma franquia no mercado de beleza masculino?
Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias apresentou crescimento de 8,8% no primeiro trimestre de 2022 se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Abrir uma franquia é um formato de negócio interessante para quem deseja focar no empreendedorismo, mas, ao mesmo tempo, investir em um modelo de negócio consolidado e testado.
O levantamento também indica que os setores com melhor desempenho nos primeiros três meses do ano foram: moda (13,5%); saúde, beleza e bem-estar (13,4%); casa e construção (9,3%).
Portanto, em um contexto de valorização do mercado de beleza masculino e crescimento das franquias, essa pode ser uma oportunidade muito interessante para quem está pensando em abrir um negócio.
Seja um franqueado da Barbearia Seu Elias
Caso você ainda não conheça, as Barbearias Seu Elias são resultado do trabalho de Elias Torres, um dos barbeiros mais relevantes do Brasil. São mais de 22 anos de experiência, formação pelas principais academias de corte de cabelo masculino e prêmios internacionais.
Leia também: Conheça as 4 novas franquias da Barbearia Seu Elias e se torne um franqueado
Tudo começou em 2013 e, desde então, a empresa já atendeu mais de 400 mil clientes, inclusive grandes nomes como Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Di Maria, Daniel Alves, Cesar Menotti, Felipe Araújo, Felipe Coutinho e Lionel Messi. Além disso, quando esteve em BH, a apresentadora Angélica foi a uma das barbearias para gravar o seu programa Estrelas com o Seu Elias.
Há muitos anos no mercado, a Barbearia Seu Elias começou em Belo Horizonte e agora está expandindo com franquias em Minas Gerais e São Paulo. Para conhecer um pouco mais sobre o Seu Elias e o modelo de negócio, confira o vídeo abaixo:
Ficou interessado? Seja um franqueado da Barbearia Seu Elias e veja o seu empreendimento crescer. Acesse o site, tire as suas dúvidas e preencha o formulário de interesse.