Como evitar a caspa? Tudo o que você precisa saber!

Como evitar a caspa? Tudo o que você precisa saber!

Muitos homens convivem com a caspa, sendo esta uma das queixas capilares mais comuns no consultório dos dermatologistas. Apesar de não ser nada muito grave, o incômodo estético costuma ser bem grande e, por isso, é importante entender como evitar a caspa.

Os homens têm uma tendência maior a desenvolver o problema, por isso, se você está  interessado em cuidar melhor dos seus cabelos para evitar que a caspa fique mais intensa, continue a leitura deste artigo e confira as nossas dicas!

O que é a caspa?

A caspa nada mais é do que uma condição dermatológica que afeta o couro cabeludo causando uma descamação. O nome técnico é dermatite seborreica e se trata de uma inflamação que pode acontecer também em outros lugares do corpo, como sobrancelhas, orelhas e tórax. 


Leia também: Como tratar a calvície masculina: conheça as causas e tratamentos


Trata-se de uma doença crônica, ou seja, sem cura, e a pessoa convive com a melhora e a piora dos sintomas, mas há maneiras de amenizá-los para evitar um grande incômodo estético que aparece quando surgem os flocos brancos ou acinzentados que se soltam da raiz dos cabelos.

Quais são as principais causas da caspa?

Como já foi citado anteriormente, tanto homens como mulheres podem ser afetados pela caspa. No entanto, os homens têm uma tendência maior para desenvolver a doença porque possuem maior número de glândulas sebáceas, que são responsáveis pela oleosidade.

As causas não são totalmente conhecidas, mas podem estar relacionadas ao tipo de sebo que é produzido pela pele da pessoa. Além disso, a inflamação pode ser genética ou desencadeada por agentes externos, como alergias, consumo de álcool, excesso de oleosidade etc.

Quais são os principais sintomas da caspa?

É importante ressaltar que é sempre fundamental consultar um dermatologista para receber o diagnóstico correto e ter certeza de que os sintomas são de caspa e não de outra doença. Confira os principais sinais:

  • oleosidade na pele e no couro cabeludo;
  • escamas amareladas oleosas e que ardem;
  • escamas brancas que descamam;
  • coceira, que pode piorar quando a área é infectada pelo ato de “cutucar”;
  • vermelhidão na área;
  • queda de cabelo.

Como evitar a caspa?

Não há como prevenir o desenvolvimento ou reaparecimento da caspa, mas você pode adotar alguns cuidados com a higiene e o uso de produtos específicos que ajudam no tratamento. 


Leia também: 5 cuidados com a pele e o cabelo masculino no inverno


Converse com seu dermatologista e tenha em mente as seguintes dicas quando o assunto é como evitar a caspa:

  • usar roupas que não retenham o suor;
  • controlar o estresse e a ansiedade;
  • evitar banhos muito quentes, que tendem a piorar a caspa;
  • evitar prender os cabelos úmidos ou molhados;
  • manter uma dieta saudável e balanceada, evitando alimentos muito gordurosos;
  • usar produtos próprios para quem tem caspa (o dermatologista irá indicar as melhores opções de acordo com o seu caso);
  • evitar bonés, toucas ou gorros (acessórios que abafam a cabeça).

Ah, e para finalizar as dicas, tenha em mente também que lavar os cabelos todos os dias não piora a caspa (na verdade, é a falta de limpeza que agrava a situação) e a aparência dos fios (lisos, crespos ou cacheados) não tem influência sobre a doença.


Conheça o shampoo e condicionador Baboon!


Consulte um especialista e crie uma rotina de cuidados

Algumas pessoas ficam frustradas porque a caspa é uma doença crônica, mas com os cuidados adequados é possível controlá-la e reduzir o incômodo estético. 

Se você estiver vivenciando este problema, não deixe de consultar um dermatologista e seguir todas as recomendações para criar uma rotina de cuidados favorável.