Fim de ano e saúde mental: como se cuidar nessa época do ano?

Fim de ano e saúde mental: como se cuidar nessa época do ano?

O fim do ano é um período mágico e feliz para algumas pessoas, mas para outras desperta emoções difíceis e complexas, que podem ser gatilhos que afetam diretamente a saúde mental.

Por isso, os cuidados com o bem-estar devem ser redobrados nesse período. Neste artigo, separamos algumas dicas para que você viva esse momento de forma mais leve e com bastante saúde.

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que causa tantos sentimentos ruins no final do ano?

Vários fatores podem contribuir para que sentimentos ruins aflorem em dezembro, mesmo que essa época seja repleta de alegria e confraternizações. Entenda os principais motivos:

  • o excesso de compromissos e expectativas no último mês do ano gera sentimentos de ansiedade, estresse e angústia;
  • as confraternizações com familiares se tornam um foco de tensões e conflitos;
  • há um forte estímulo ao consumo e um aumento de gastos com um dinheiro que nem sempre temos;
  • muitas pessoas se deixam abalar pelo sentimento de frustração pelos objetivos que não foram cumpridos ao longo do ano.

No geral, é  essa sobrecarga de encontros e sentimentos que gera cansaço e ansiedade. Realmente não é fácil lidar com “a melhor época do ano” que, além da euforia, pode acarretar em muita angústia.

Como cuidar da sua saúde mental no final do ano?

Uma das principais formas de lidar com o estresse de fim de ano é reconhecendo que você tem limites, ou seja, não é possível fazer tudo o que gostaria ou que tinha programado.

Também é recomendado aprender a preservar os seus sentimentos diante de outras pessoas, o que significa se blindar contra o excesso de expectativas e ser capaz de analisar as coisas que acontecem com um olhar mais calmo e sereno.


Leia também: Saúde mental e cabelos: como o seu emocional pode impactar a saúde dos fios?


Especialistas também afirmam que o cultivo da gratidão é bem importante para combater a tristeza e a angústia desse período. Internalizar que você é um ser humano limitado e que deu o seu melhor é uma boa forma de diminuir todo o estresse.

Não exija tanto de si mesmo

Uma das mensagens mais importantes é reavaliar se você não está exigindo demais de si mesmo. Há essa ideia de que é necessário chegar em dezembro com a vida completamente resolvida e começar o novo ano zerado, mas isso está longe de ser possível.

A passagem dos meses no calendário é apenas uma convenção humana, então o melhor a se fazer é encarar o fim do ano como aquilo que ele realmente é: a passagem de tempo, algo que simplesmente terá continuação.

O mais importante é se lembrar de que sempre há tempo para fazer aquilo que ainda não foi feito e conquistar os seus sonhos. 

Com todas estas dicas, você está mais preparado para lidar com todo o mix de sentimentos do fim de ano. A equipe Seu Elias deseja um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo!