O friozinho do inverno deve trazer de volta barbas mais cheias e encorpadas, afinal, além de estarem na moda, elas garantem um rosto mais quentinho. Mas para aderir a esse estilo cada vez mais em alta, é preciso seguir alguns passos básicos. Aí vão algumas dicas para você cuidar da sua barba:
Cuidados com a higiene: deixar o xampu escorrer e achar que é o suficiente para limpar a barba é um dos maiores equívocos. Os pelos faciais acumulam sujeira ao longo do dia – poluição, oleosidade e até mesmo restos de comida. O ideal é lavá-la diariamente com sabonete neutro, com o próprio xampu do cabelo ou com os xampus específicos para barba que já existem no mercado.
Volume na medida certa: volumosidade não significa deixar a barba crescer desordenadamente para todas as direções. Mesmo para manter o aspecto “barba cheia”, é necessário cuidar dos fios, aparar periodicamente as pontas de forma simétrica e pentear, em alguns casos utilizando produtos que ajudam a marcar o visual como ceras ou cremes específicos para modelar barba.
Atenção à hidratação: no inverno o tempo fica mais seco e as pessoas acabam bebendo menos água, isso afeta diretamente a aparência dos fios da barba e do cabelo – e da pele. Manter-se hidratado ajuda a garantir a qualidade e a hidratação dos pelos e pele que os sustentam, resultando numa aparência mais saudável e fios disciplinados.
Use loção pós-barba: no frio a pele sofre demais e acaba ficando ressecada. Os banhos quentes, quase que inevitáveis, são outro grande vilão já que removem de forma excessiva a oleosidade natural da pele. Por isso, é importante regular a temperatura da água para o menos quente possível e, logo após fazer o acabamento da barba, é indicado usar alguma loção pós-barba, pois além de hidratar ela deve acalmar a pele do rosto irritada pela lâmina.
*com informações de Estadão