Sim, meus caros! Barbas também têm pontas duplas, principalmente as barbas maiores, mas nem todo mundo sabe disso. E o problema de não cuidar enquanto há tempo é que, além de um visual não tão bom, se você deixar pra cortá-las quando a barba estiver muito grande, você pode acabar prejudicando os fios saudáveis e ter que cortar mais do que seria necessário.
E você deve estar se perguntando: mas como identificar isso? Como saber o que é ponta dupla? Então, geralmente só as barbas bem cheias e compridas chegam a ter pontas duplas, e a maioria das vezes é porque os fios estão mal aparados.
Além de não serem devidamente cortadas, as barbas “duras” também estão predispostas a terem pontas duplas. O termo barba dura é sinônimo de falta de limpeza adequada. Dormir com a barba molhada e não pentear corretamente também são fatores que podem levar os fios à duplicidade nas pontas.
Você consegue facilmente perceber quando as pontas não ficam do jeito que você gostaria, elas têm uma aparência “arrepiada”, rebelde, sabe? E para resolver essa bronca, é simples! Como você já sabe e falamos sempre por aqui, os cuidados com a barba são fundamentais e envolvem tudo o que citamos acima. Além disso, você pode:
– Aplicar em óleo para barba antes de pentear. Isso facilita na hora de desembaraçar e ajuda a colocar os fios em uma posição melhor para apará-los e eliminar as pontas duplas. O ideal é fazer isso depois do banho, com a barba já limpa e seca.
Se você estiver com muitas pontas duplas, corte o pelo de forma que fique alinhado novamente, ainda que isso custe um pedaço da sua barba. Mas eliminando-as por completo, fica mais fácil manter a barba com uma melhor aparência.
– Invista em uma tesoura afiada. Use um espelho grande, que te dê visibilidade e muito cuidado ao manusear a tesoura. Quanto mais afiada, melhor para cortar, mas ao mesmo tempo, mais riscos você corre. Então, muito cuidado nessa hora!
Pronto! Pontas duplas retiradas, barba devidamente aparada, agora é só cuidar. E os cuidados você já sabe, né?