8 ideias de brincadeiras e atividades entre pais e filhos

8 ideias de brincadeiras e atividades entre pais e filhos

O fortalecimento da conexão entre pais e filhos é resultado de uma rotina de cuidados e atividades que são feitas em conjunto.

Em outubro é celebrado o Dia das Crianças, uma data que deve ser encarada com leveza e diversão. Aliás, é uma oportunidade de fortalecer os laços com os filhos e criar boas memórias.

Com a rotina atribulada, sabemos que muitos pais acabam tendo menos tempo de qualidade com seus filhos. Mas é importante saber que até os pequenos detalhes importam e quanto mais você conseguir se dedicar às brincadeiras e atividades do dia a dia, melhor será o desenvolvimento das crianças e a conexão que você tem com elas.

Para ajudar, contamos um pouco sobre a importância das brincadeiras para os pequenos e trouxemos uma lista de ideias de atividades para inspirar!

Por que é importante brincar?

Nem todo mundo sabe, mas os estímulos que a criança recebe na infância são muito importantes porque impactam no seu desenvolvimento como um todo: linguagem, socialização, raciocínio, habilidades motoras etc.

Os pais, por sua vez, fazem parte deste processo. Não basta simplesmente deixar a criança brincando sozinha o dia todo. É necessário que haja momentos em que ela se relaciona com o mundo e fortalece os laços afetivos. O ato de brincar, portanto, é tão importante como qualquer outro cuidado diário por parte dos pais.

As brincadeiras ajudam a criança a vivenciar novas experiências, aprender sobre regras e a estimular a imaginação. Além disso, faz parte da construção da autonomia e autoconfiança também.

8 dicas de brincadeiras entre pais e filhos

Agora que você já entendeu a importância de brincar, confira a nossa lista com sugestões de atividades e brincadeiras para passar mais tempo com seus filhos e filhas.

1. Cozinhar

Se você gosta de se aventurar na cozinha e já tem um filho um pouco maior, uma dica muito interessante é preparar algumas receitas com a ajuda da criança. Algo simples e que seja bem mão na massa para a criança se divertir. Biscoitos e bolos costumam ser os queridinhos!

É importante que o manuseio de alguns utensílios, como facas e panelas, seja supervisionado, afinal, a ideia não é que ninguém se machuque. 

O mais bacana de cozinhar é que se trata de uma atividade manual que, ao mesmo tempo, estabelece uma relação baseada na comunicação, confiança e paciência. Quem sabe você não não tem um mini chef em casa e nem sabe, hein?

2. Desenhar e colorir

Desenhar é uma atividade que ajuda despertar a criatividade e a imaginação das crianças. É possível adquirir livros de colorir ou simplesmente deixar seu filho fazer as suas próprias criações em uma folha em branco.

É ideal para desconectar pais e filhos das telas, como smartphone e televisão, para que vivenciem um momento agradável juntos.

3. Leitura de histórias

Para os pequenos, também é uma ótima ideia ter o momento da contação de histórias, que pode ser no meio da tarde ou antes de dormir. As crianças adoram mergulhar em histórias de animais, guerreiros, monstrinhos e outros seres. Isso estimula bastante a criatividade e imaginação.

4. Esportes

Tanto para os filhos pequenos como para os mais velhos é uma boa pensar em atividades esportivas, como futebol, basquete, natação ou andar de bicicleta. Além de ser excelente para a saúde e bem-estar, o interesse em comum por um esporte pode fortalecer ainda mais a conexão entre pais e filhos.

5. Massinha de modelar

Outra atividade que toda criança adora é brincar com massinhas de modelar. Além da diversão, também estimula a imaginação e promove o conhecimento sobre formas e cores.

6. Mímica

Se toda a família estiver reunida, que tal brincar de mímica? Com certeza rende boas risadas e momentos divertidos. Mas, para essa brincadeira funcionar, é interessante que seu filho já não seja tão pequeno para, assim, conseguir participar.

7. Quebra-cabeça

Para passar o tempo e desenvolver diversas habilidades você pode sugerir montar um quebra-cabeça com o seu filho. Nesse caso, é importante adequar a brincadeira de acordo com a idade da criança. Existem quebra-cabeças para todas as idades.

8. Empinar pipa

Uma atividade ao ar livre e simples de ser executada, empinar pipa é uma experiência diferente e que chama a atenção dos filhos. Ao fazer a própria pipa a criança desenvolve a coordenação motora e para empinar é necessário o trabalho em equipe.

Valorize a simplicidade e saiba impor limites

Hoje em dia, muitas crianças ficam o tempo todo nos smartphones, tablets ou na televisão. Para um desenvolvimento saudável, é importante impor limites em relação às telas e incentivar atividades manuais e ao ar livre.

Não se esqueça de que a criança tem o poder de ver beleza em coisas simples, por isso, não desvalorize o carinho e as pequenas alegrias do dia a dia, que podem ser fantásticas para ela.

Para incentivar momentos entre pai e filho, a Barbearia Seu Elias vai dar um presentão em outubro: todas as crianças que cortarem o cabelo na barbearia neste mês do Dia das Crianças ganharão uma pipa. Diz aí, tem maneira melhor de fortalecer os laços com seus filhos?

Vem pra Barbearia Seu Elias!